ABORTOS - Espontâneo e Retido (Bônus)
- amigastentantes
- 4 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
ABORTO
O aborto é a interrupção da gestação antes do início do período perinatal, definido pela OMS (CIE 10) a partir de 22 semanas completas (154 dias) de gestação, quando o peso ao nascer é normalmente de 500 g. Costuma-se classificar o aborto como precoce quando ocorre antes de 13 semanas da gravidez, e como tardio quando se dá entre as 13 e 22 semanas. O diagnóstico das diferentes formas clínicas pode ser realizado através de sinais e sintomas e dos exames complementares, conforme exposto na Tabela.
📷
Espontâneo
A maioria dos abortos espontâneos ocorre antes da 12ª semana de gravidez, e a mulher pode não saber que sofreu um, quando este ocorrer nas primeiras seis semanas. No entanto, sinais e sintomas de um aborto espontâneo podem incluir:
· Sangramento vaginal, com ou sem cólicas, que pode ocorrer muito cedo em sua gravidez, antes de você saber que está grávida, ou mais tarde, depois de ter conhecimento da gravidez
· Leve a intensa dor lombar, dor abdominal ou cólicas, que podem ser constantes ou intermitentes
· Um coágulo de sangue ou um jato de líquido claro ou rosa que passa pela vagina
· Diminuição de sinais de gravidez, como a perda da sensibilidade da mama ou náuseas.
Tenha em mente que a maioria das mulheres que experimentam sangramento vaginal no primeiro trimestre tem gravidezes bem sucedidas.
Tipicamente, os sintomas de um aborto espontâneo tendem a piorar conforme ele progride. Pequenos sangramentos se transformam em um sangramento mais intenso; cólicas começam e se tornam mais fortes.
Retido
O aborto retido acontece quando o embrião morre e não é expulso para o exterior, podendo ficar dentro do útero por semanas ou mesmo meses. Geralmente, ocorre ente a 8ª e 12ª semanas de gestação, podendo haver ou não sangramento e desaparecimento de sintomas associados à gravidez.
O tratamento é feito após diagnóstico mediante execução de uma ultrassonografia, de forma a confirmar a morte do feto e geralmente consiste em esvaziar a cavidade uterina mediante curetagem uterina ou por aspiração manual intra-uterina. Caso não seja tratado, os restos do feto podem causar sangramentos ou mesmo uma infecção, podendo levar à morte.
Para as diversas formas de aborto O seu médico pode fazer uma variedade de testes:
· Exame pélvico, para verificar se o colo do útero começou a dilatar
· Ultrassonografia pélvica, para verificar o batimento cardíaco fetal e determinar se o embrião está se desenvolvendo normalmente
· Exames de sangue: se você já sofreu o aborto espontâneo, medições do hormônio da gravidez, beta HCG, podem ser úteis para determinar se você expeliu completamente o tecido placentário
· Testes de tecidos: se você expeliu tecido, ele pode ser enviado para o laboratório a fim de confirmar se um aborto espontâneo ocorreu - e que seus sintomas não estão relacionados a uma outra causa de sangramento na gravidez.
Em alguns casos são utilizados medicamentos para dilatação do colo do útero e expulsão total do feto e placenta.
Logo após a confirmação de aborto total o médico pede repouso por alguns dias, receita anti-inflamatórios e medicamento para dor, abstinência sexual por no minimo 15 dias e evitar uma próxima gestação por no minimo 3 meses.
Referências:
Comments